Casa da Música apresenta exposição “Itapuã e Sua Gente”

casa-de-musica-itapoa
Exposição fotográfica retrata 40 anos da vida no bairro
Foto: Divulgação

No rol das comemorações pelo centenário de Dorival Caymmi, a Casa da Música de Itapuã – Espaço Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) – apresenta a cotidiana magia do famoso bairro, cantado nos versos deste e de tantos outros compositores. Com abertura neste sábado, 15 de fevereiro, e um mês de duração, a mostra “Itapuã e Sua Gente”, do fotógrafo Fernando Barros, reúne 60 fotografias do local, tiradas ao longo de quatro décadas.

As fotos retratam traços culturais marcantes no bairro, como a tradição das ganhadeiras e pescadores; moradores atuais e antigos – gente que marcou a comunidade e cuja lembrança fortalece a identidade do lugar; e, por fim, sua natureza que tem como grande marca a lagoa do Abaeté, onde está localizado o centro cultural.

O texto de abertura da exposição é de autoria de Caetano Veloso e, junto às fotografias, ajuda a criar o clima para que se possa sentir a realidade por trás de cada imagem. Em um dos trechos, Caetano diz que o bairro é “parte do corpo” do artista. “É isso que vemos em suas cores suas formas e suas sombras. Que Itapuã se veja nele, que cada pessoa que conhece por dentro esse universo possa se reencontrar nessas imagens”. Para Caetano, a Bahia se enriquece.

SERVIÇO

O quê: Itapuã e sua Gente – fotografias

Quando: De 15/02 a 15/03

Onde: Casa da Música de Itapuã – Parque Metropolitano do Abaeté/ SN

Fonte: Portal SECULT-BA

Next Post

Treinamento Funcional

Vivemos um momento de busca por melhores condições de saúde. O aumento dos índices de doenças crônicas, resultado dos péssimos hábitos de vida cultivados ao longo dos últimos anos, tem motivado as pessoas a reverem conceitos sobre alimentação e iniciarem uma prática esportiva. Além disso, no caso específico da cidade […]