Conheça os mitos e verdades sobre a drenagem linfática

Camila Barreto

Drenagem-Linfatica

Entre os muitos mitos sobre a drenagem linfática as pessoas perguntam se o procedimento causa dor ou não. Então vamos lá. Drenagem linfática manual dói? A resposta é não. Nosso sistema linfático é muito superficial, por isso o toque da massagem é leve, sempre em movimentos ascendentes.

Na verdade, o sistema linfático funciona como uma ”lixeirinha” do nosso organismo, pois elimina toxinas acumuladas das trocas celulares, remove o excesso de líquido dos tecidos melhorando a oxigenação e ainda participa da produção de células do nosso sistema de defesa.

A drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los. A massagem é realizada através de pressões leves. As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina.

É importante destacar que a drenagem linfática manual não trata gordura localizada, pode ocorrer perda de medidas sim, mas devido a eliminação dos líquidos acumulados e não de gordura! A drenagem melhora muito a aparência das temidas celulites que são provocadas também pela retenção de líquidos, ou seja, a drenagem é TUDO DE BOM!!!!

Mulheres gestantes são muito beneficiadas com a técnica, uma vez que tendem a reter muito líquido. A drenagem também serve como um ótimo momento de relaxamento para a mamãe e o bebê.

Caso tenha feito Drenagem Linfática e ficou dolorida ou até mesmo roxa, com certeza não foi aplicada a técnica da drenagem. É bom ficar de olho e procurar sempre um profissional habilitado.

O consultório da Silvana Lima Fisioterapia e Dermato Funcional, fica localizado na rua Beijupirá, 48, próximo à Vila Militar de Itapuã. O local é de fácil acesso e possui estacionamento. O telefone para agendamento é 3016-3286/9185-3467.

Fonte: Silvana Lima Fisioterapia e Dermato Funcional

Next Post

Orla de Itapuã recebe policiamento reforçado com patrulhamento aéreo e pousos surpresa

Nativos e turistas terão mais motivos para aproveitar com tranquilidade o verão na Orla de Itapuã. Isso porque a Polícia Militar reforçou a segurança pública no trecho, na chamada Operação Verão desde o último fim de semana. De acordo com o Departamento de Comunicação da PM, as ações consistem no […]