Orla de Itapuã recebe policiamento reforçado com patrulhamento aéreo e pousos surpresa

Itailuan Anjos

Nativos e turistas terão mais motivos para aproveitar com tranquilidade o verão na Orla de Itapuã. Isso porque a Polícia Militar reforçou a segurança pública no trecho, na chamada Operação Verão desde o último fim de semana. De acordo com o Departamento de Comunicação da PM, as ações consistem no policiamento ostensivo a pé ou motorizado, na observação de transeuntes, realização de abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos.

policiamento-itapua“Na Operação Verão a 15ª CIPM dispõe, na orla de Itapuã, entre Piatã até a Praia do Flamengo, quatro viaturas suplementares que atuam em pontos-base específicos, em horários estratégicos e de acordo com o maior fluxo de pessoas em reforço às ações já desenvolvidas”, informa a PM.

Nessa linha, estão previstas também intervenções em apoio aos órgãos municipais, a exemplo de operações de combate à poluição sonora em Piatã e no Farol de Itapuã. Segundo a PM, essas ações podem resultar em apreensão do equipamento sonoro, assim como do veículo de som.

No entanto, a novidade da operação está nos pousos surpresa em locais de grande concentração de pessoas, que serão realizados pelo Grupamento Aéreo da PM (Graer). “O objetivo é facilitar o apoio à tropa terrestre na localização de eventuais criminosos em fuga após o cometimento de algum delito, ampliar a sensação de segurança da comunidade e potencializar o patrulhamento através do vetor aéreo. Há ainda a possibilidade de emprego da aeronave em situações de salvamentos em praias ou lagoas (Pituaçu ou Abaeté), além do suporte rápido às eventuais vítimas politraumatizadas de acidentes de trânsito na orla, Paralela, Cia/Aeroporto, Estrada do Côco, etc, entre outros”, reforça o órgão.

segurancaSegurança no Abaeté

A região da Lagoa do Abaeté também recebe atenção especial. De acordo com a PM, a área conta com policiais diariamente no patrulhamento a pé, apoio de uma viatura, rondas com motocicletas (motopatrulhamento) e radiopatrulhamento. Além disso, unidades especializadas como a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e o Esquadrão de Polícia Montada reforçam as ações no local.

“Nos finais de semana é realizada a Operação Véu de Noiva em toda a extensão da Lagoa do Abaeté, com tropas da 15ª CIPM, do Esquadrão Águia, da COPPA, da Cavalaria, da Rondesp Atlântico e da Apolo, policiais civis da 12ª Delegacia, além de Guardas Civis Municipais do GEPA e GAEC.  São realizadas abordagens a transeuntes e a veículos, além de incursões nas Baixas da Soronha, do Dendê e no Alto do Macaco”, frisa.

Colaboração da comunidade

A PM lembra que os itapuãzeiros e visitantes podem contribuir na vigilância e manutenção da ordem, no período mais fervoroso do bairro. “A Corporação prioriza um cenário de paz social e não de violência. A comunidade também pode colaborar com a PM através do telefone do disque denúncia, 3235-0000, ou da Ouvidoria (0800 284 0011). A Polícia Militar está sensibilizando a tropa para prestar um serviço de excelência para a nossa comunidade, seja ela residente ou visitante. Pedimos a colaboração de todos no sentido de cumprir as leis em vigor e evitar condutas excessivas”, finaliza.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Nativa cria projeto inédito de revitalização para o Farol de Itapuã

Mais do que passar uma tarde em Itapuã, tão cantada por Vinicius de Moraes, a nativa Silvia Prosérpio sonhou com um local onde moradores e visitantes pudessem desfrutar a qualquer hora. Sua inquietação levou a elaborar um projeto arquitetônico inédito para a região do Farol de Itapuã, fruto do seu […]