Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare na Casa da Música de Itapuã

Redação

A celebração da cultura de matriz africana na Bahia, junto com as manifestações artísticas e de identidade do terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare (Casa do Mensageiro), farão morada no espaço cultural Casa da Música de Itapuã. É a exposição Mojúbà – um olhar sobre o mensageiro, da fotógrafa Andréa Magnoni, que será aberta na próxima sexta-feira, 06, e ficará em cartaz até o dia 06 de abril. O público poderá apreciar as 25 imagens feitas pela fotógrafa Andréa Magnoni de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

O evento de abertura da exposição será às 18h e contará com uma programação variada sobre a importância da história do Terreiro, duas mesas redondas e atrações culturais em honra à ancestralidade. Com curadoria do babalorixá Rychelmy Imbiriba, a mostra conta com imagens captadas durante o último ano nas festas públicas da Casa do Mensageiro, mostrando toda a beleza do culto aos orixás.

Paraense, radicada na Bahia, a fotógrafa Andréa Magnoni é especializada em fotografia ritual. Sua intenção como profissional é captar a alma das manifestações culturais de matriz africana que registra sob olhar de encantamento. A artista também desenvolve pesquisas e projetos de valorização da ancestralidade africana e suas divindades.

Casa da Música – O espaço foi inaugurado 03 de setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultura gerido pela SecutBA que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Confira a programação da abertura da exposição:
18:00h Abertura da exposição
18:30h Vídeo Institucional
18:40h Mesa redonda 1 – Tema: 10 anos de história (Membros fundadores)
19:10h Entrega das homenagens
19:30h Mesa redonda 2 – Tema: A foto como registro documental
20:20h Atração cultural

SERVIÇO
Exposição Mojúbá- Um Olhar Sobre o Mensageiro
Abertura: 6/3, 18h; Visitação: Até 6/4, ter a sáb, 9h às 17h e dom, 9h às 16h
Entrada gratuita

Fonte: Portal SECULT

Next Post

Mutirão espalha cultura por Itapuã e outros bairros

Inspirado em ações feitas em outras capitais brasileiras, o estudante de Medicina e professor de Biologia, Tiago Pereira, 26 anos, criou no Facebook o evento Mutirão para espalhar livros pela cidade de Salvador. “A ideia é  que as pessoas percorram seus bairros deixando livros em qualquer lugar, para qualquer pessoa […]