Grupo folclórico de Portugal se apresenta com As Ganhadeiras de Itapuã

A Casa da Música realiza encontro para celebrar a memória cultural de Salvador e Portugal. Na próxima sexta-feira (21), às 18h, o grupo folclórico Casa do Povo de Guadalupe se une a As Ganhadeiras de Itapuã em um momento de interação com música e muita dança. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O espaço cultural é administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Com o intuito de salvar do esquecimento parte do patrimônio artístico da Ilha Graciosa Açores, em Portugal, o grupo Casa do Povo de Guadalupe passa pelo Brasil pela primeira vez. “Neste ano o grupo está realizando um grande sonho de muitos de muito tempo: visitar o Brasil e levar para Salvador as nossas modas regionais com toda a sua coreografia, bem como os nossos trajes de antigamente representando as mais variadas profissões desta ilha, algumas já em franca decadência”, conta a responsável pelo grupo, Teresa Bettencourt.

As Ganhadeiras de Itapuã nasce nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, onde um grupo de pessoas movidas pelo desejo de manter acesos os costumes e tradições do bairro, se reunia semanalmente. Em consequência desses encontros foram se colecionando várias cantigas e sambas de roda e, 2004, surge o grupo. Em 2015, As Ganhadeiras de Itapuã levaram dois dos três prêmios que disputou no 26º Prêmio da Música Brasileira, “Melhor Grupo Regional” e “Melhor Álbum Regional”. O premiado grupo é composto por músicos, crianças e senhoras e ganhou este nome por homenagear as mulheres rendeiras do final do século XIX e início do XX, entoando cantigas e sambas de rodas.

Fonte: Secult / Foto: Ricardo Prado

Next Post

Projeto de Itapuã leve crianças do bairro a atividades artísticas e culturais; apoie

Uma iniciativa inovadora e diferenciada vem com a proposta de modificar o olhar das crianças do bairro: o Itapuã CriançArte, idealizado e desenvolvido pela atriz, mediadora cultural e moradora da localidade, Mirian Martins, tem por objetivo fazer com que a arte, em suas mais variadas formas, seja integrada à vida […]