Grupo itapuãzeiro Malê Debalê participa de Caminhada da Consciência Negra

Redação 1

bloco-Male-de-Bale-carnaval-Salvador201403020008

As celebrações das heranças africanas ganham força em Salvador no mês de novembro, por conta do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20. Engajado no movimento, o grupo afro Malê Debalê, participa amanhã (20) da Caminhada da Consciência Negra, junto com outros grandes blocos afros do Brasil.

“É uma data de reafirmação e de busca dos nossos espaços na sociedade. Vamos fazer a comemoração em um formato novo, com atrações musicais, culturais”, comenta o presidente do grupo Claudio Souza de Araújo.

O presidente frisa que o tema deste ano será “Reparação já”. O cortejo reúne entidades como Ilê Ayê, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, Olodum, Mulherada, Okambi, Os Negões, além de convidados. A concentração da caminhada acontece na sede do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, a partir das 15h.

O homenageado desta edição é o ator baiano Mário Gusmão. Ele é considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios. Nascido na cidade de Cachoeira no dia 20 de janeiro de 1928, ele morreu em Salvador, em 20 de novembro de 1996.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Itapuã sedia evento de música alternativa e artes no Clube Cassas

A mistura de música, arte, brechó, exposição e artesanato dos anos 60 a 90 deu origem a um encontro alternativo que acontece há três anos em Itapuã. O Puleiro do Rock propõe o encontro da diversidade cultural, dos estilos de vida e, principalmente, das formas de pensar. Em um formato […]