Irreverência e protesto: junte-se ao Arrastão das Muriçocas na Lavagem de Itapuã

Há anos a população de Itapuã vem sofrendo com a infestação de muriçocas. A presença desses vetores está intimamente relacionada com a precariedade das condições sanitárias. Isso fica muito claro nas regiões mais acometidas do bairro, onde encontramos grandes reservatórios de água tomados pelo esgoto doméstico, como é o caso do Rio Xangô, que ao longo dos anos transformou-se em um grande esgoto a céu aberto.

muriçocasO professor Bruno Cardoso lembra que além das muriçocas a poluição do Rio traz ainda uma série de problemas para a população. “O pessoal da localidade da Água Suja não está aguentando mais com as inundações”, adverte Bruno. Que faz menção ainda ao protesto dos moradores, que fecharam a Avenida Dorival Caymmi no último dia 27, em função da infestação de muriçocas. “Aquele protesto foi para as pessoas verem que Itapuã tem seus problemas que precisam ser sanados”, diz.

Pensando em reverter esse quadro, o movimento Juventude Itapuãzeira lançará amanhã, na 110ª Lavagem, o Arrastão das Muriçocas, que sairá às 11h da antiga Bali Beach e conta com o apoio de todos que abraçam a causa. Para participar, basta chegar ao local e se unir ao grupo.

Segundo João Paulo Borges, morador de Itapuã e um dos idealizadores do arrastão, esta é uma forma de protesto que tem tudo a ver com a Lavagem. “Esperamos que todas as pessoas indignadas com a situação compareçam ao arrastão. Precisamos protestar, mas tem que ser um protesto com alegria. Não poderíamos deixar de prestigiar os 110 anos da Lavagem”, disse João.

Borges espera ainda que essa ação sensibilize o poder público e ajude a conscientizar a população. “É necessário que se façam as obras de drenagem do rio e de saneamento básico, mas é importante também que a população pare de poluir o rio, senão a situação não irá mudar”, disse.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Festejos em Itapuã continuam até o carnaval

Terminada a Lavagem, o morador de Itapuã ainda tem o que comemorar. Amanhã (07/02), a partir das 10h acontecerá a Travessia Nado Livre do Abaeté. O evento, que contará com a presença do campeão mundial de maratonas aquáticas, Allan do Carmo, proporciona uma articulação do esporte, cultura, meio ambiente e a […]