Metamorfose retornará à Itapuã

metamorfose-abaete

Há mais de quatro anos o monumento “Metamorfose dos moradores da lagoa”, que ficava instalado na base da Ladeira do Abaeté, no bairro de Itapuã, foi retirado do local para reparação. Agora com a sua revitalização concluída, foi solicitado o retorno da obra ao bairro através de ofício enviado ao secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, pelo vereador Odiosvaldo Vigas, conforme o mesmo publicou em seu perfil no Facebook. Veja abaixo:

odioslvado-vigas

Inaugurada em 1985, a escultura de 16m de altura, em ferro e latão revestido com fibra de vidro, traduz, através de formas abstratas, o imaginário do artista plástico baiano Calasans Neto sobre os habitantes da Lagoa do Abaeté. Mestre Calá, como era conhecido Calasans Neto, foi morador de Itapuã e faleceu em 2006. “Ele fazia parte da geração de personalidades definida por Jorge Amado como baianos fundamentais”, afirma Odiosvaldo Vigas.

Recorrente nas obras desse artista, o bairro e todos os mitos e histórias de Itapuã foram representadas nas mais diversas linguagens. Aqui, em escala monumental, Calasans integra seu trabalho aos transeuntes e, principalmente, aos moradores, principal inspiração do artista, juntamente com a paisagem local.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Comunidade de Itapuã participa do Plano Municipal do Livro

Foi sediada em Itapuã na última quarta-feira (31) mais uma etapa da Conferência de Construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca. Moradores de Itapuã  lotaram o auditório da sede da prefeitura do bairro, que fica localizada atrás da nova feira de Itapuã, em Nova Brasília. O público variou […]