Nativos realizam caminhada de Itapuã até Arembepe nesta sexta (26)

Camila Barreto

Um momento de integração e resgate da memória cultural de Itapuã, Ipitanga e Arembepe. Essa pode ser a definição da Caminhada Anual que será promovida pelos nativos de Itapuã, no próximo dia 26 de dezembro, na sua 25ª edição.

“Tudo começou em 1989, quando um amigo, o Augustinho, falou da ideia de fazermos uma caminhada de Itapuã para Arembepe numa noite de lua cheia. No mesmo ano, fiz a primeira com outro amigo. O Augustinho, que deu a ideia, nunca fez. A experiência me fez descobrir um trajeto maravilhoso, começando pela praia de Itapuã, Farol, Pedra do Sal, Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Vilas do Atlântico, Buraquinho, Busca Vida, Jauá, Interlagos, Arembepe”, conta o organizador do passeio, Amadeu Alves.

caminhada 1
Nativos na caminhada de 2013

Ele afirma que o percurso a pé permite a integração com a natureza, bem como uma aproximação das manifestações culturais e ações sócio-ambientais. “É uma caminhada no final do ano, fechando um ciclo e abrindo outro. São 33 quilômetros e nos faz, através de cada passo que damos na areia, avaliar o ano que passou e projetar a caminhada do dia-a-dia que virá com o ano novo. Caminhamos o tempo todo ao som das ondas do mar, recebendo a brisa que vem de além mar, vendo a paisagem encantadora do litoral”, diz.

No entanto, para realizar o trajeto é preciso acordar bem cedo. “Iniciamos com um desjejum na Sereia de Itapuã às cinco da manhã. Na sequência fazemos um aquecimento e partimos rumo a Arembepe. Vamos dividindo conversas em pequenos grupos, trocando experiências, cantando juntos. A cada duas horas fazemos pausas para relaxar, beber água de coco, mergulhar na água salgada”, frisa Amadeu.

caminhada 3
Em uma das paradas da caminhada de 2013, hora do almoço.

O nativo destaca que cada participante tem a liberdade de parar e retornar de onde quiser. “À medida que avançamos começa a ficar cansativo. Aí vem a fase onde entra a atitude mental, de determinação em superar as limitações físicas”. Ele assinala que a caminhada tem participação de pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. “Teve uma criança que teve a sua primeira experiência ainda na barriga da mãe, assim como já teve uma senhora de 79 anos nos acompanhou”, completa.

caminhada 5
Caminhada 2013

Caminhada Anual Itapuã – Ipitanga – Arembepe
Origem: Itapuã
Destino: Arembepe
Roteiro: Praias (Sereia, Farol, Stella Maris, Flamengo, Ipitanga, Vilas, Buraquinho, Busca Vida, Jauá, Arembepe)
Data: extraordinariamente esse ano dia 26/12/2012 (sexta-feira)
Hora de encontro: 05:00 (manhã)
Saída: 06:00 (manhã)
Local de saída: Sereia de Itapuã

Recomenda-se: Trajes leves e de banho; lanches leves; calçados e/ou sandálias confortáveis; protetor solar; chapéu; alguns trocados pra água, almoço em Arembepe e gostar de andar.
Retorno: De acordo com a resistência e a vontade pode-se retornar de vários pontos (Farol de Itapuã, Praia do Flamengo, Ipitanga, Buraquinho, etc), pegando ônibus ou tendo algum amigo motorizado para resgatar.
Podemos ser surpreendidos com encontros-recepções no meio do caminho.

Informações: 9911-8010 (Amadeu) ou 8829-5575 (Salviano)

Fonte: ItapuãCity

 

Next Post

Itapuã Social Surf é atração na Pedra do Sal neste sábado

Neste sábado (27/12), a praia da Pedra do Sal será palco da festa de fim de ano da Associação de Surf de Itapuã, intitulada de “Itapuã Social Surf”. O evento consiste em aglutinar o maior numero de surfistas de baixa renda da comunidade local e adjacência. No período do ano […]