Os benefícios do pólen de abelha

O pólen é uma pequena estrutura que representa o gametófito masculino das plantas. É para muitos insetos, principalmente as abelhas a principal fonte de alimento sólido. Essa substância tem grande importância na apicultura como fonte de proteínas, gorduras e minerais para as abelhas e como produto excedente do apiário.

Para o homem, muitos benefícios são atribuídos ao consumo do pólen, como fortificante extraordinário do organismo, estimulante e gerador de bem estar e vigor físico, além de corrigir a alimentação deficiente, o que resulta em equilíbrio funcional. O pólen é rico em proteínas, que servem de matéria prima para o crescimento e restauração dos tecidos animais. Alguns trabalhos encontraram no pólen proteínas, lipídios, incluindo esteróis, amido, açúcar, vários minerais e vitaminas.

O pólen apresenta alguns compostos bioativos como flavonóides e os fitoesterois. Alguns benefícios são atribuídos ao consumo de flavonóides, tais como proteção antioxidante, anticancerígenas, anti-inflamatórias, anti-aterosclerose e cardioprotetoras. Eles também podem oferecer proteção indireta, ativando sistemas de defesa endógenos e por modulação de diferentes processos fisiológicos. Outro composto bem interessante que é encontrado no pólen é o fitoesterol, trabalhos mostram que eles são eficazes em baixar os níveis sanguíneos de colesterol através da inibição parcial da absorção de colesterol no intestino.

O pólen de abelha é um alimento muito rico em diversos nutrientes que promovem benefícios a saúde, sua utilização é defendida por diversos pesquisadores e deve ser feita sempre associada a uma alimentação equilibrada.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Buraco que interdita rua em Itapuã já ganhou até bandeirola

A rua Itapema, em Itapuã, está praticamente interditada há mais de um mês por conta de um grande buraco. Os moradores, que até decoraram a cratera com bandeirolas que sobraram do São João, reclamam da impossibilidade da passagem de carros pela via. Como se vê, o asfalto cedeu. A queixa […]