Parque das Dunas receberá titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Itailuan Anjos

Postos avançados são centros de difusão dos conceitos e projetos da Reserva da Biosfera visando a conservação do bioma Mata Atlântica.

O Parque das Dunas receberá o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em cerimônia solene marcada para o dia 25 de março, às 10h, na sede do Parque, em Praia do Flamengo. O certificado é o reconhecimento pelo desenvolvimento de atividades realizadas no Parque, nas áreas de conservação da biodiversidade, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável. Com o titulo, o Parque das Dunas passa atuar como centro de difusão dos principais projetos da RBMA, integrando as mais abrangentes Redes de Instituições voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica. A cerimônia contará com a presença do Presidente do Conselho Nacional da RBMA, instituições ambientalistas, além de representantes do poder executivo, legislativo e da sociedade civil.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA gerida por um Conselho Nacional, que é formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente. Para que uma instituição seja reconhecida como um Posto Avançado pelo Conselho Nacional da RBMA, é necessário que a mesma desenvolva no mínimo duas das três funções básicas da Reserva da Biosfera nas áreas da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável, e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. O título  tem validade de quatro anos, podendo ser renovado.

A Bahia é o estado que mais tem postos avançados, sendo quatro destes na região do Litoral Norte (Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Parque Sauípe e agora o Parque das Dunas), fruto do trabalho desenvolvido pelo Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMA-LN.

Reserva da Biosfera – RBMA

Legalmente, a Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que tem por objetivos básicos a preservação da diversidade e o desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, para aprofundar o conhecimento dessa diversidade biológica, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações (Lei Federal Nº 9.985/2000).  A RBMA é, reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO.

CONVITE

CONVITE-RBMA-2014-e1394628876268

O Parque das Dunas convida a todos para participarem da cerimônia de recebimento do Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O evento será realizado no dia 25 de março, ás 10h, na sede o Parque, em Praia do Flamengo.

O título é o reconhecimento pelo desenvolvimento de atividades realizadas no Parque, nas áreas de conservação da biodiversidade, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Unidunas

Next Post

Escolas e posto de Itapuã vão realizar vacinação contra o HPV

A vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) que começou na última segunda-feira (10/03), para meninas entre 11 e 13 anos em todo o país, será realizada também nas escolas públicas e privadas de Itapuã. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será divulgado em breve o cronograma com as datas da […]