Prefeitura muda Lavagem de Itapuã para dia de domingo e revolta moradores nativos

Redação

Com mais de 110 anos de tradição, o que tinha tudo para ser mais uma grande celebração entre moradores,  nativos e turistas, a próxima edição da Lavagem de Itapuã tem gerado polêmica após o a divulgação do calendário de festejos do verão de Salvador, feita pelo prefeito ACM Neto durante evento em São Paulo.

Segundo o calendário de festas populares, que também já foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Salvador, a Lavagem de Itapuã está programada pela administração municipal para acontecer no dia 05/02, inusitadamente em um dia de domingo.

A notícia pegou de surpresa os moradores e grupos nativos, que lutam pela continuidade do festejo todos os anos, mesmo sem o apoio solicitado ao poder público.

“Então vai mudar também a Lavagem do Bonfim para domingo? Nada a ver, temos que honrar nossas tradições”, questiona a moradora Bárbara Melo.

Na opinião do nativo Celso D’Niçu a prefeitura já extinguiu outras festas populares e sempre boicotou a Lavagem de Itapuã. “Só está dando sequência ao plano de acabar a festa, como fez com a Pituba! Só que em Itapuã tem um diferencial , o Itapuãzeiro”, ressalta.

Apesar dos desencontros, outros moradores já alertam a prefeitura de que farão a Lavagem de Itapuã como manda a tradição. Ou seja, na quinta-feira que antecede o carnaval (16/02).

“A comunidade Itapuãzeira vai mostrar a prefeitura como as coisas funcionam por aqui. Temos raízes, cultura, tradição, e se eles não respeitam as tradições, não tem noção do que sejam, nós respeitamos e vamos fazer cumprir”, afirma Lívia Maria, integrante do grupo Mãetendo a Tradição.

A redação do ITAPUÃCITY entrou em contato com a Saltur, órgão vinculado a Prefeitura de Salvador que coordena a organização das festas populares, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

lavagem de itapuã - calendario
Calendário divulgado pela Prefeitura de Salvador no Facebook

Next Post

Ganhadeiras de Itapuã estreiam temporada de shows

A partir do dia 3 de dezembro, às 20h, as Ganhadeiras de Itapuã iniciam temporada de shows, na Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho. O ‘Ganhadeiras Verão’ ainda irão fazer outras seis apresentações. O espetáculo exalta o samba-de-roda reunindo canções praieiras, cantigas, cirandas e resgatando a cultura ancestral das mulheres de Itapuã, […]
ganhadeiras de itapuã