Secretaria de Turismo e Conder se posicionam sobre o abandono do Abaeté

Redação

Apesar de ser um importantíssimo patrimônio cultural e turístico da Bahia, a Lagoa do Abaeté encontra-se totalmente abandonada pelo poder público. O local que já motivo de inspiração para diversos artistas, entre eles Dorival Caymmi, que destacou em “A Lenda do Abaeté” a sua farta areia branca e as crianças brincando, não existem mais. As dunas não são mais as mesmas e poucas pessoas frequentam o local atualmente.

A situação de abandono estava prevista para ter fim com as obras de requalificação que foram anunciadas à população. Segundo a placa do governo do estado que pode ser encontrada no local, 16 de agosto era o prazo de entrega da requalificação. A intervenção teve financiamento liberado ainda em 2007, na gestão do ex-governador Jaques Wagner. O valor do investimento dos governos estadual e federal chegaram a R$ 1,6 milhão e está prestes a completar uma década.

“Obras vão acelerar”
O secretário de Turismo do Estado, José Alves, reconheceu a morosidade da obra e prometeu uma solução “o quanto antes”. “Tem uma importância muito grande. Uma das primeiras coisas que procurei saber quando cheguei na Secretaria foi como estava isso. Na semana passada, conversei com José Lúcio Machado [presidente da Conder], e isso já está sendo olhado com muito carinho. As obras estavam, realmente, um pouco paradas, mas agora vão acelerar. A gente vai entregar isso para termos mais um equipamento de lazer”, disse.

Conder diz que notificou empresa
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) é responsável pela revitalização das barracas do Abaeté, que hoje estão completamente consumidas pelo ferrugem. A administração do parque é da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Segundo a Conder, a empresa contratada para a obra foi notificada para que termine logo os reparos nas barracas e demais equipamentos.

*  Com informações do Metro 1

Next Post

Prefeitura muda Lavagem de Itapuã para dia de domingo e revolta moradores nativos

Com mais de 110 anos de tradição, o que tinha tudo para ser mais uma grande celebração entre moradores,  nativos e turistas, a próxima edição da Lavagem de Itapuã tem gerado polêmica após o a divulgação do calendário de festejos do verão de Salvador, feita pelo prefeito ACM Neto durante […]