Com o objetivo de levar conscientização e educação no trânsito a cerca de quatro mil estudantes de 20 escolas da rede estadual, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Miguel Calmon (Imic) certificou 250 estudantes do Colégio Rotary, em Itapuã, na última sexta-feira (23) através da ação Escola Amiga do Trânsito. De acordo com o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura, a iniciativa integra o Projeto Trânsito Cidadão que, em  2017, atendeu 83 mil jovens.

Para o gerente de projetos do Imic, Jailton Cardoso, o Projeto Escola Amiga do Trânsito deve formar agentes multiplicadores com idade a partir de 16 anos, “para que se transformem em agentes de conscientização e preservação da vida em suas comunidades e locais de trabalho”. “Esperamos ampliar o espectro de atuação do projeto levando atividades de formação presencial e em ensino à distância, com material no site e em plataformas digitais”.

De acordo com dados do Detran-BA, a capital baiana registrou, apenas no primeiro trimestre deste ano, 889 acidentes de trânsito, média de aproximadamente dez por dia. Em 2017, no mesmo período, foram registrados 1.114 ocorrências, média de 12 acidentes por dia.