A importância do sono

A importância do sono


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/storage/1/d9/ff/itapuacity/public_html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 43

O sono é uma necessidade fisiológica primordial para uma vida saudável, ele possibilita a restauração do organismo e a proteção do desgaste no período de vigília, preparando o organismo para as atividades diárias.

Durante o sono nosso organismo libera diversos hormônios responsáveis por regular o metabolismo. O hormônio do crescimento, por exemplo, tem seu pico de liberação a noite e é bastante importante no processo de desenvolvimento das crianças.

Atualmente existe uma grande prevalência de distúrbios do sono na população que acabam por afetar a sua qualidade e o bem estar físico e mental dos indivíduos. Alguns alimentos são sugeridos para melhorar o padrão sono.

Aumentar a ingestão de alimentos ricos em triptofano (aminoácido que auxilia na produção de serotonina um neurotransmissor que regula o sono) pode auxiliar bastante, como: queijo branco, nozes, castanha, soja ,banana, abacate, lentilha, legumes e etc. Esses alimentos devem ser consumidos diariamente e de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante o dia.

O chá da passiflora (Passiflora incarnata ou flor do maracujá) é considerada uma erva ansiolítica e pode melhorar o sono. Como a ansiedade está intimamente relacionada com os distúrbios do sono, a passiflora parece melhorar a qualidade do sono em humanos como uma consequência secundária ao seu efeito ansiolítico.

Alguns micronutrientes, tais como zinco e magnésio podem desempenhar um papel para facilitar o sono. Entre alimentos ricos nesses minerais temos o brócolis, espinafre, amêndoa, beterraba, mandioca e aveia.

Para conseguir uma melhora no padrão do sono através da alimentação é necessário mudar os hábitos alimentares e a passar a se alimentar corretamente todos os dias, para assim conseguir um  resultado duradouro.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy