Casa da Música celebra 23 anos com atividades durante todo o mês de setembro

Clique no botão abaixo para ouvir a matéria:

Local que preserva a memória da música da Bahia, e que forma, produz e promove a cultura musical às margens da Lagoa do Abaeté, a Casa da Música, um dos 17 espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), celebra seus 23 anos, neste mês. Inaugurado como o Museu da Imagem e do Som do Abaeté, em 3 de setembro de 1993, o local disponibiliza um acervo de 700 peças sobre a música baiana e promove atividades culturais diversas. Durante todo o mês de setembro, uma programação inteiramente gratuita festeja a data e busca promover a ocupação da área de um dos principais cartões postais de Salvador. Cinema, música, artes visuais, poesia, oficinas e bate-papos estarão disponíveis à comunidade.
As ações começam no dia 2 de setembro, às 19h, com a exibição de Eu Maior (2013), de Fernando Schultz e Paulo Schultz, um documentário sobre o autoconhecimento e a busca da felicidade. O filme é montado a partir de uma série de entrevistas com intelectuais, artistas, líderes espirituais e esportistas, tratando de questões da sociedade contemporânea. Já nos dias 9, 14 e 21, às 18h, é a vez deAnunnaki – O Mensageiro do Vento, de Fabrício Barretto, filme realizado com patrocínio do Governo da Bahia. Trata-se de uma ópera rock em desenho animado, que apresenta uma versão desafiadora sobre as origens da humanidade, a partir das traduções das antigas tabuletas de argila da Suméria, tida como uma das primeiras civilizações humanas. Ao final das exibições, haverá bate-papo sobre as obras.

A exposição A Casa dos Meus Sonhos fica aberta de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h, reunindo seis trabalhos realizados por alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que projetaram propostas de ampliação da Casa da Música. Seis monitores de TV vão proporcionar passeios virtuais nos projetos, que pretendem incentivar o avanço na busca de melhorias e o atendimento às demandas da população que reside na região.

Para tratar de uns dos temas mais presentes na Casa da Música, Ana Lúcia Lage, professora do Instituto de Humanidades, Arte e Ciências (Ihac) da Ufba, é convidada para uma roda de conversa para discutir conflitos socioambientais que envolvem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté e a comunidade de seu entorno. A pauta inclui ainda impactos do novo Projeto Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador e da possível terceira pista do aeroporto de Salvador. O encontro será no dia 8, às 18h.

A Oficina de Muita Música, que oferece oficinas diversas como de violão, teoria musical, baixo e xadrez, promove atividades às segundas-feiras, das 14h às 17h, e nas quartas, das 8h30 às 11h. Para se inscrever, basta enviar nome completo, e-mail e telefone para oficinamuitamusica@gmail.com ou pela página do projeto no Facebook www.facebook.com/oficinamuitamusica.

No fim do mês, no dia 27, às 9h, a Escola Lagoa Abaeté será convidada a participar da aula pública e oficina de violino realizadas pelo projeto Filarmônica de Cordas da Orquestra Sinfonica da Bahia (Osba). O público vai acessar um breve relato histórico e o panorama atual dos instrumentos de arcos e seus sons, junto com apresentação da Filarmônica de Cordas e vídeos sobre música de concerto e música popular.

Fortalecendo as tradições

O tradicionais projetos da Casa da Música também ganham edição de aniversário. O Sarau de Itapuã – evento que acontece há nove anos, quinzenalmente, às segundas-feiras, dentro do projeto Viva Abaeté – recebe diversos convidados: Jonga Lima e Giro de Cantautores, Amadeu Alves e Seu Reginaldo Souza, no dia 12 de setembro; e a Escola de Samba Unidos de Itapuã, no dia 26. A música rola das 18h às 22h. Já no dia 16, às 16h, o Luau da Casa da Música promove socialização da área de proteção ambiental e de integração social com os moradores do entorno. Nesta edição, o Luau do Poeta reúne Jackson Costa, Joaquim Carvalho, Dinho Santana e diversos convidados.

Ainda tem a Sabadeira Musicada, evento realizado sempre no último sábado do mês, que oferece a oficina de Muita Música, com o professor Fábio Shiva, no dia 24, às 14h. Também tem shows da dupla Cristine Cardoso & José Nascimento Coringa, do grupo Bom Sentimento e da banda Índios Gringos, a partir das 15h. Junto com a música, acontece também um novo encontro do Clube de Xadrez Itapuã, com lições do professor Juracy Costa, além do incentivo à leitura com o P.U.L.A. – Passe Um Livro Adiante.

Fonte: Ascom/Secult
Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *