Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare na Casa da Música de Itapuã

Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare na Casa da Música de Itapuã

A celebração da cultura de matriz africana na Bahia, junto com as manifestações artísticas e de identidade do terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare (Casa do Mensageiro), farão morada no espaço cultural Casa da Música de Itapuã. É a exposição Mojúbà – um olhar sobre o mensageiro, da fotógrafa Andréa Magnoni, que será aberta na próxima sexta-feira, 06, e ficará em cartaz até o dia 06 de abril. O público poderá apreciar as 25 imagens feitas pela fotógrafa Andréa Magnoni de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

O evento de abertura da exposição será às 18h e contará com uma programação variada sobre a importância da história do Terreiro, duas mesas redondas e atrações culturais em honra à ancestralidade. Com curadoria do babalorixá Rychelmy Imbiriba, a mostra conta com imagens captadas durante o último ano nas festas públicas da Casa do Mensageiro, mostrando toda a beleza do culto aos orixás.

Paraense, radicada na Bahia, a fotógrafa Andréa Magnoni é especializada em fotografia ritual. Sua intenção como profissional é captar a alma das manifestações culturais de matriz africana que registra sob olhar de encantamento. A artista também desenvolve pesquisas e projetos de valorização da ancestralidade africana e suas divindades.

Casa da Música – O espaço foi inaugurado 03 de setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultura gerido pela SecutBA que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Confira a programação da abertura da exposição:
18:00h Abertura da exposição
18:30h Vídeo Institucional
18:40h Mesa redonda 1 – Tema: 10 anos de história (Membros fundadores)
19:10h Entrega das homenagens
19:30h Mesa redonda 2 – Tema: A foto como registro documental
20:20h Atração cultural

SERVIÇO
Exposição Mojúbá- Um Olhar Sobre o Mensageiro
Abertura: 6/3, 18h; Visitação: Até 6/4, ter a sáb, 9h às 17h e dom, 9h às 16h
Entrada gratuita

Fonte: Portal SECULT

Deixe o seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.