Um dos bairros de maior destaque na capital baiana, Itapuã ganha amanhã (22), a partir das 18h30, na Casa da Música, no Abaeté, o livro-catálogo ‘A Cultura Visual de Itapuã’, em que são retratadas – através de textos e imagens – dados históricos que definem o local como um “museu a céu aberto”, de acordo com sua autora, Mônica Lemos Bitencourt.
O exemplar, com 132 páginas, é fruto da tese de doutorado da professora e doutora em Ciência da Educação na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA), que teve como tema a ‘defesa da inserção da cultura local no desenho curricular das escolas públicas do bairro’.
No documento constam informações que contribuíram para a memória, não só o bairro, mas com toda a secular história de Salvador, a exemplo da capela de São Francisco, construída no século XVI no Alto da Boa Vista, na antiga vila de pescadores.
A publicação do livro-catálogo inaugura ainda a Editora Boa Ideia, com uma edição de luxo, bilíngue (português e espanhol) e que retrata as mais diversas manifestações culturais, artísticas, sacras, terreiros de candomblé, monumentos arquitetônicos, pinturas, grafites, esculturas, mosaicos, artesanatos e objetos do cotidiano.
O evento de lançamento contará ainda com a participação musical das Ganhadeiras de Itapuã. Vale a pena conferir esse lançamento! Para maiores informações, os contatos são (71) 3017-3872 e através do e-mail: albenisio@yahoo.com.br