Professores realizam manifestação em Itapuã por reajuste salarial
   

Professores realizam manifestação em Itapuã por reajuste salarial

professores itapua

Professores da rede municipal de ensino promoveram uma manifestação pacífica na manhã desta segunda-feira (23), em Itapuã, reivindicando um reajuste salarial. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, que teve início na Praça Dorival Caymmi, seguindo pela Av. Dorival Caymmi, até a Gerência Regional de Educação.

O trânsito ficou lento na região durante a passagem do grupo, que foi acompanhando por viaturas da Transalvador e Polícia Militar.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação se posicionou sobre o assunto:

Após sucessivas rodadas de negociação, e mesmo diante das diversas concessões realizadas pela Prefeitura Municipal de Salvador, a categoria dos professores decidiu, infelizmente, iniciar um movimento grevista. Após dois anos praticamente sem aula, esta decisão representa um incalculável prejuízo para as crianças que dependem da rede municipal de ensino e que, mais do que nunca, precisam recuperar o tempo que a pandemia lhes tirou.

Atualmente, a folha do Magistério municipal já consome mais do que 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, a Prefeitura não só já cumpre o piso salarial da categoria, conforme decisão do STF, mas também assegura uma das melhores remunerações do Brasil para os professores da rede pública.

Como decorre da lei, o movimento grevista expõe os professores aos inevitáveis descontos em seus contracheques pelos dias não trabalhados. Por isso, a Prefeitura mantém a postura de negociação, aguardando a sensibilidade da categoria para resolver a situação com serenidade.